segunda-feira, junho 20, 2005

O que é o Amor?

Amor...
Sentimento tão desejado e tão fortemente disputado que por vezes, na luta travada em sua honra, nos esquecemos que o amor não é uma conquista, mas é em si mesmo a razão e o objectivo.
Porquê procurar o amor naquilo que desejamos e constantemente nos é refutado?... Porquê fechar os olhos para não ver o quanto recebemos sem pedir?...
O querer e o desejar podem-nos levar à loucura e a afastarmo-nos do caminho do amor... Tantos olhos vejo cheios de ódio, quando o expectável seria que se encontrassem serenos e fossem fonte dessa essência que dá sentido à vida!
Deixar de querer para passar a ser... Deixar de possuir para passar a saborear cada momento...
Cada vez quero menos amarras... Amar livremente sem correntes nem promessas que nos prendam a um passado... Viver apenas pelo presente, de coração aberto à palavra de Deus, à voz que nos guia pelo caminho que diariamente é trilhado a dois!
.
Hoje lanço este desafio a quem também o procura: como definirias Amor? Como o procuras na tua vida?

13 comentários:

Anónimo disse...

Como definirias Amor? Partilha.

PS: A 2ªperg. exige reflexão e agora não posso (sim, sei q devia poder, e estou a afastar-me de mim mesmo ao não saber dar esta resposta imediatamente).. mas achei q podia dizer qq coisa na 1ªperg. Se calhar dp volto cá pra responder ao resto...

Anónimo disse...

O Tell Me The Truth About Love

Some say love's a little boy,
And some say it's a bird,
Some say it makes the world go around,
Some say that's absurd,
And when I asked the man next-door,
Who looked as if he knew,
His wife got very cross indeed,
And said it wouldn't do.

Does it look like a pair of pyjamas,
Or the ham in a temperance hotel?
Does its odour remind one of llamas,
Or has it a comforting smell?
Is it prickly to touch as a hedge is,
Or soft as eiderdown fluff?
Is it sharp or quite smooth at the edges?
O tell me the truth about love.

Our history books refer to it
In cryptic little notes,
It's quite a common topic on
The Transatlantic boats;
I've found the subject mentioned in
Accounts of suicides,
And even seen it scribbled on
The backs of railway guides.

Does it howl like a hungry Alsatian,
Or boom like a military band?
Could one give a first-rate imitation
On a saw or a Steinway Grand?
Is its singing at parties a riot?
Does it only like Classical stuff?
Will it stop when one wants to be quiet?
O tell me the truth about love.

I looked inside the summer-house;
It wasn't over there;
I tried the Thames at Maidenhead,
And Brighton's bracing air.
I don't know what the blackbird sang,
Or what the tulip said;
But it wasn't in the chicken-run,
Or underneath the bed.

Can it pull extraordinary faces?
Is it usually sick on a swing?
Does it spend all its time at the races,
or fiddling with pieces of string?
Has it views of its own about money?
Does it think Patriotism enough?
Are its stories vulgar but funny?
O tell me the truth about love.

When it comes, will it come without warning
Just as I'm picking my nose?
Will it knock on my door in the morning,
Or tread in the bus on my toes?
Will it come like a change in the weather?
Will its greeting be courteous or rough?
Will it alter my life altogether?
O tell me the truth about love.


WH Auden

@ndrei@zul disse...

não sei que fase estás a atravessar mas andas invadida de Amor por todos os lados.. sñ é aqui q falas disso é qd comentas os blogs dos teus amigos! =) e qd ñ é o isso é o teu habitual dar de amor gratuita e genuinamente! e curiosamente o q vou aqui comentar das tuas coisas sb o amor nem é o aqui escreveste mas noutro espaço virtual q facilmente identificarás! hj iluminaste-me! a sério! fizeste-me chegar a uma verdade maior! falavas de q ñ é fraqueza qd amamos, q somos fortes é qd não desistimos do amor! isso pra mim de repente fez-me perceber q ao longo dos anos todos os amores q tenho tentado reprimir não me tem feito bem! q tenho q assumir pleanamente o q amo e q p mt q me magoe ou q ñ o possa ter q mesmo assim o ame e q assim o saiba amar, pq essa sim será a verdadeira forma de amor.. o suposto "amor" q tenho dado aos outros e q às vezes até acho q ñ é deles digno (como se houvesse alguém q ñ fosse digno de amor mesmo q da minha forma estranha de amar!), no fundo ñ é amor! é exigência, é troca quase.. se o quero elevar a amor tenho q o deixar viver assim mesmo! da sua maneira, não da minha! o amor é saber q gostamos e não ter vergonha do q sentimos só pq não podemos ter! lamentar o q sentimos só pq ñ podemos alcançar! o nosso amor seja pelo e por quem for já é 1doação muito grande.. esse Amor livre de q falas é isso mesmo! quem amei muito e de forma especial ñ tenho q tentar lutar contra isso nem fugir mas deixar q esse Amor cresça para 1forma mais sublime!
ainda pensei em mandar-te 1mail e não escrever aqui, até pq tinha 1msg pra agradecer mas dps pensei q tinha q partilhar com quem aqui vem o q de bom tu me dás e me fazes crescer! lembro-me de qd tive aí o nosso chocolatinho me dizer q reflectia coisas muito importantes com este teu espaço! isso é verdade também para mim.. p isso venho aqui dizer publicamente q te AMO! e desse amor nunca me envergonhei mas orgulhei!
já disse obrigada?!

P.S. permito-me a liberdade de adulterar as tuas palavras: "o Amor p mt longe q esteja nunca está o suficientemente longe!" =)

Anónimo disse...

Aí vai um pequeno poema de um poeta anónimo:

RETROSPECTIVA

Um dia, o menino saiu à rua
e descobriu o Homem.

Um dia, o menino ergueu o braço
e tocou a lua.

Um dia, o menino olhou as estrelas
e fez-se poeta.

Um dia, o menino conheceu a escuridão
e encontrou a luz.

Um dia, o menino olhou o horizonte
e descobriu o amor.

Um dia, o menino viu que crescera
e era Homem.

E ao sétimo dia descansou...

Anónimo disse...

Volta meia volta, e lá surgem estas questões. Parecem sempre iguais e repetitivas. Parecemos tolos a querer definir, ,a perguntar e a querer saber... Porque parece que assim que conseguirmos manipular e consquistar com palavras, talvez "ele" seja nosso... E falo do Amor!
Um Amor maior é aquele que me comove quando estou junto dos meus amigos mais queridos e não precisamos sequer de falar. Um amor maior é sobretudo livre e reflecte-se no desejo de ver o outro feliz, ainda que não possa ser teu! O amor liberta porque não é inseguro. O amor dá. E é mto bom quando somos amados, porque é apenas aí que recebemos. O amor perdoa tudo. E não quero dizer mais...

Anónimo disse...

ah, esqueci-me de dizer o resto...
Sou sobretudo, procurada. Lamento nem sempre conseguir ver o Amor nos outros e de às vezes querer mascará-lo com as minhas próprias ideias. Deus é Amor na sua mais pura essencia... e ele procura-me tds os dias. Acho que não o devemos procurar no sentido desesperado do termo. O amor manifesta-se simplestemente onde houver mais do que um coração...

Anónimo disse...

Amor?
É gostar de quem sou quando estou contigo.

Anónimo disse...

Brace yourselves, gentlemen. According to the gas chromatograph, the secret ingredient is... LOVE?! Who's been screwing with this thing?!

Frink, The Simpsons

Dabar disse...

Sei lá eu definir o indefinível!
Serei, porventura, mais sensível ou inteligente que toda a Humanidade que morreu ou há-de viver por ele?!...
Ele já fazia parte da minha história antes de eu nascer, e permanecerá vivo em mim depois de morrer.
A única coisa que vou descobrindo é q Ele me procura no olhar de cada rosto que se cruza comigo...
Beijinho, Dabar

Anónimo disse...

"Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade..."
Gottfried Leibnitz

O amor existe em cada um de nós e reflecte-se em todos os que amamos ... por isso, ás vezes não encontramos o amor ... pq não sabemos amar o próximo!

Anónimo disse...

"Tangerina",
Como dizia o outro... Amor é fogo que arde sem se ver... Quem é Aquele que se revelou como fogo e que tantas vezes não vemos, muitas delas porque voluntariamente O ignoramos e não queremos ver? É Deus, o Pai que nos criou à Sua imagem. Por isso, se somos fruto do Seu Amor e se somos a Sua Imagem... então entramos no maior mistério de todos: é que tu és amor, eu sou amor, qualquer mulher ou homem que se cruze contigo e comigo é amor.
O Amor está em toda a parte e em tudo se encontra mesmo quando o temos como perdido; ele sobrevive como uma centelha e renasce para que continuemos a abrir os olhos e o coração ao mundo.
Beijos.

Anónimo disse...

O quanto aprendo convosco, amigos... Obrigada, por me mostrarem que só esse amor pleno e livre é verdadeiro. Obrigada por me ajudarem a desvanecer enganos, medos e sentimentos escondidos... neste momento de renovação! Um beijinho grande

Anónimo disse...

O amor é um sonho que chega para o pouco ser que se é