sexta-feira, maio 06, 2005

A dúvida gera a certeza...

"Se acreditas em tudo o que lês, é melhor não leres."
(por alguém)
Será realmente assim?!... Não creio que seja.
Acredito que NUNCA devemos crêr somente em tudo o que lêmos ou ouvimos. Onde quer que o tenhamos lido, quem quer que nos tenha dito, nada pode ser verdadeiro para nós se não tiver passado pelo filtro do nosso "coração"!
Não acredito que existam verdades absolutas... E se as há, então creio que qualquer um de nós as pode alcançar por si mesmo, questionando e duvidando.
Sim, tenho o hábito de questionar aquilo que leio e ouço. Tenho até mesmo a mania de questionar aquilo em que acredito até deixar de ter necessidade de questionar, até perceber que por vezes de nada vale racionalizar, há coisas que só se pode entender com o coração. Mas através desta atitude crítica, percebo que da questão surge a dúvida, e só da dúvida pode nascer a certeza!
É um ciclo que se repete... Uma questão leva inevitavelmente a dúvidas, e as dúvidas geram certezas. Cada certeza pode-se transformar em verdade, e essa verdade pode então passar a crença. E só as crenças têm a capacidade de transformar a nossa forma de viver. Assim, posso tornar-me cada vez mais EU, sendo cada vez mais verdadeira comigo mesma, e consequentemente com todos os outros.
Não acho que seja "melhor não lermos" se em tudo acreditamos... Isso não nos ajuda, apenas nos faz ficarmos cada vez mais distantes de nós mesmos e do mundo.
É preciso saber questionar... É preciso saber acreditar... E é fundamental confiar!
A todos os que procuram e que não se cansam de trepar barreiras.
A todos os que buscam, e que por vezes caem, e que lutam para se levantar.
A todos nós, que somos mais do que carne e osso, que somos mais que armazéns de conhecimento... E para que cada vez mais se juntem, cada vez mais aprendam a usar os dons com que fomos abençoados, um corpo, um cérebro e um coração/alma...

Sem comentários: