quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Um diálogo, quase retórico!...

Numa conversa, no meio de um daqueles inquéritos de rua dos quais me tento sempre esquivar, mas que hoje não consegui...
.
(Sobre um seguro de saúde, depois de ter respondido que não estava interessada porque deveria ir para outro país dentro em breve.)
Ele: Hum, compreendo, vai trabalhar?
Eu: Mais ou menos... Se for, vou como voluntária.
Ele: Mas isso não é remunerado, pois não?!
Eu: Não.
Ele: Pois, acha que lhe trará benefícios depois, então. Quer dizer... Pode ser bom... - ficou encabulado, sem saber como continuar.
Eu: Sim, claro, em termos pessoais será muito importante.
Ele: Pois, sim... Mas vai deixar o trabalho?!...
Eu: Sim. Se entretanto voltar logo se vê.
Ele: Pois, tem de deixar o trabalho...
Eu: Sim, depois procuro outro, se o quizer.
Ele: E pensa em ficar lá, mas... - silêncio - Pois, não sei, ir assim... Porquê?
Eu: Pois... Porque sinto que devo ir... - e como ainda mostrava um olhar de incompreensão, continuei a tentar explicar - É algo que quero há muito tempo...
Ele: Sim, mas... - não sabia o que dizer, e claramente não me percebia.
Eu: Não dá para explicar, é algo que eu sinto... Faz parte de mim...
Ele: Pois... - silêncio - E como viverá lá?
Eu: A organização com quem vou paga-me as viagens, a alimentação e fico numa casa da comunidade.
Ele: Ah, ok! Mas se quizer comprar uma camisola não tem dinhero, não é?
Eu: Pois... - e agora como explicar isto?! - Vamos para tentar viver o mais próximo possível da realidade deles, ou melhor, vamos viver com mínimo que para nós é possível para assim nos tentarmos aproximarmos da vida que eles têm.
Ele: Pois... E como se chama a instituição?
(...)
Entretanto a conversa terminou, sem quase termos falado do seguro de saúde...
.
Conversa comum... Dúvidas comuns... Olhar perplexo também muito comum...
O que dizer?!
Pode parece estranho para quem olha de fora... Mas há coisas que parecem não fazer sentido e que têm muito sentido! Para mim, fazer voluntariado é uma delas... E por isso coloco outro tipo de questão: "Como é que as pessoas conseguem viver toda a sua vida sem dedicarem parte dela aos outros?"...
Mas isso é a minha visão... de fora do mundo... ;)

2 comentários:

@ndrei@zul disse...

as pessoas ficam parvas com estas coisas.. a)pq ñ lhes passa pela cabeça; b) pq ñ conseguem compreender; c) pq ñ sentem e d) pq ñ querem pensar.. mas nós pensamos! e somos muito mais felizes por isso.. faz todo o sentido.. o nosso sentido!!!
baci

Mipo disse...

tenho apanhado dois tipos de reacção:

- estás passada!/Vais trabalhar para os padres!/E a tua vida depois?!

ou

- És uma santa!/Era incapaz de fazer isso!/Que coragem!

De modo que cada vez tento explicar menos. Digo que só tenho a certeza em Junho e digo o tipo de trabalho que é. Das minhas razões e motivações falo o menos possível; cada vez mais respondo "porque sim, porque faz sentido".